Casas Familiares Rurais

Sobre a ARCAFARSUL

A ARCAFARSUL tem como objetivos proporcionar qualificação e escolarização em nível de ensino fundamental e ensino médio técnico aos filhos de pequenos produtores rurais, bem como aplicar metodologia que eleve o padrão de qualidade interna da Escola na resolução da problemática de evasão, repetência e relacionamento com a comunidade local.


A elevação da qualidade de ensino, melhoria das condições sócio-econômicas das famílias, forte participação das famílias no Projeto Educativo. Jovens formados com visão crítica e forte vínculo com a família e comunidades, com grande número de jovens exercendo liderança em ONG's, Movimentos Sociais e Comunidades.


Segundo o IBGE, em 200, o Brasil contava com 6.134.639 jovens no campo, o que representava 18% do total do número de pessoas residentes no meio rural. Porém, o último censo, o de 2010, registoru 5.493.845 de pessoas nas mesmas localidades e na mesma faixa etária, entre 15 e 24 anos, o equivalente a 16% da população total de jovens do país.

Conter o êxodo rural, estimular e oprtunizar a permanência da juventude no meio rural onde temos dados de 86% dos jovens permanecem no meio rural. Preparamos os jovens para a tividade agrícola com maiores chances de realização pessoal e profissional. Preparamos a juventude rural, através da Pedagogia da Alternância, não só para habitar o meio rural, como também dali retirar o seu sustento e o seu futuro. Para isso, criamos um ambiente educacional, voltado para a educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Qualificação

Poroporcionar qualificação e escolarização em nível de ensino fundamental e ensino médio técnico aos filhos de pequenos produtores rurais.

Padrão de qualidade

Aplicar metodologia que eleve o padrão de qualidade interna na Escola na resolução da problemática de evasão, repetência e relacionament com a comunidade local.

Melhores Condições

Melhoria das condições sócio - econômica das famílias.

Visão Crítica

Jovens formados com visão crítica e forte vínculo com a família e comunidades.

Impacto positivo

Impacto positivo no desenvolvimento sustentável e solidário do campo.

Autoestima

Elevação da autoestima dos jovens agricultores e valorização da sua cultura.